19 de março de 2013

O tempo é pouco, mas a certeza é muita

Um mês de aulas e já foi possível conhecer as técnicas básicas de cozinha, como cortes, formas de cocção, fundos e molhos... em relação aos alimentos aprendi higienização, conservação, valor nutricional, reaproveitamento. Tive um apanhado geral da história da gastronomia e aprendi sobre bebidas alcoólicas, sua história, elaboração e harmonização. Os sentidos foram aguçados com "Análise Sensorial" e "Ciência da Gastronomia", disciplinas que me encantaram exatamente por ressaltar a importância da gastronomia para os sentidos humanos, o que para mim representa muito (ver post "Tem que ter sentidos" nesse blog). Nem tudo tem a abrangência que eu queria, mas despertar o assunto é uma boa provocação para pesquisas e futuras especializações.
Além do conhecimento adquirido e a permanente vontade de continuar aprendendo, há uma vontade grande de iniciar em definitivo as aulas práticas, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
E um ganho, ou melhor, alguns ganhos para a vida já estão mais que certos: as pessoas. Novos amigos que fazem parte dessa rotina e que já figuram nos momentos extra classe: happy hours, jantares, festas e muitos planos de eventos, viagens, trabalhos... quase tudo com algum fundo gastronômico.
O tempo é pouco, mas a certeza é muita: valeu a pena mudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário