28 de fevereiro de 2013

Cozinhar, cozinhar... Comer, comer.

E no segundo dia de aula fomos visitar duas fábricas da Tramontina, empresa brasileira com 101 anos e fabricante de mais de 17 mil itens, exportados para 120 países. Conhecemos detalhadamente a produção das peças de alumínio e aço inox, facas e panelas. Fantástico o nível de exigência com a qualidade dos produtos, a automatização da fábrica, o ambiente físico etc. Uma empresa que impressiona. A visita a produção não é algo comum, é privilégio de poucos, e os alunos da UCS/ICIF contam com esse diferencial.
Os dias que se seguiram foram voltados para o aprendizado de higiene e sanitização dos alimentos e ambiente de trabalho, desde o fornecimento dos produtos, passando por armazenamento, preparo, até chegar a mesa. Itens fundamentais para garantir a qualidade dos alimentos e integridade dos comensais.
E finalmente essa semana, foi a hora de esquentar a barriga no fogão. Começamos a aprender e praticar as mais diversas técnicas de cocção: grelhar, chapear, assar, brasear, guisar, fritar, saltear, escalfar, refogar... além de ter preparado ovos nos mais diversos tipos: pochê, frito, mexido, omelete, cozido e seus diversos pontos de cozimento.
E o que fazemos com tudo que produzimos? Só hoje foram seis pratos. Eu comi quatro e apenas provei os outros dois, que são descartados em seguida. Cancelamos o almoço, porque seria inviável, e comemos apenas uma Granita de Melancia no almoço, o que seria a sobremesa.
Amanhã vamos conhecer vários equipamentos, como forno combinado e o termo circulador de imersão a vácuo. 
E no final de semana? Dieta de líquidos e exercício para chegar em junho com as mesmas medidas de fevereiro. (hehehe)
Eis nossa rotina, cozinhar, cozinhar... comer, comer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário