24 de fevereiro de 2013

Torta de Maçã com Absolut Peppar - Meu preconceito e receita

Essa semana um amigo postou que fez torta de maçã, pedi a receita, e ele me enviou o site onde havia encontrado.
Sempre tive o preconceito de que receitas de doces quase não podem ser alteradas porque se os ingredientes não fossem seguidos nos mínimos detalhes, a receita não teria um bom resultado, por isso, quase nunca faço doces.
Então resolvi experimentar, substituindo o açúcar refinado por orgânico, aumentando a quantidade de recheio e colocando vodka com pimenta ao invés de conhaque. Também alterei os tempos de forno, o que deixou a massa mais crocante.
Sem nenhuma modéstia, foi a melhor torta de maça que já comi, e pela aparência, textura e sabor, pode ser comercializada no tamanho normal de tortas, ou como tarteletes. No verão pode vir acompanhada de sorvete de creme, e no inverno de chá quente de maçã.


Receita (alterada)
Massa:
.2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
.2 colheres (sopa) de açúcar orgânico
.1 colher (chá) de fermento em pó
.1 colher (sopa) de manteiga
.1 lata de creme de leite sem soro (ou 1 e 1/2 caixinha - 300gr)
.1 pitada de sal

Recheio:
.8 maçãs médias descascadas

.1 xícara (chá) de açúcar orgânico
.2 colheres (sopa) de manteiga
.5 colheres (sopa) de vodka de pimenta (Abolut Peppar) - pode ser substituido por outra bebida, como conhaque, mas o sabor da AP é inigualável
Canela a gosto polvilhada sobre a torta 
Modo de preparo
Massa:
Em uma tigela misture a farinha, o sal, o açúcar e o fermento. Acrescente a manteiga e o creme de leite e misture com as mãos, até formar uma massa lisa e homogênea, o que será alcançado sovando bem a massa (nessa etapa, as mãos devem estar untadas com manteiga para a massa não grudar e caso ela esteja muito mole, pode-se acrescentar farinha aos poucos, até que ela fique no ponto de não grudar nas mãos, tornando fácil de sová-la). Deixe descansar por 20 minutos. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível de 25 cm de diâmetro, até a altura da borda. Fure a massa com um garfo e asse no forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos, ou até que perceba que a massa desgrudou das laterais (ela encolhe, distanciando cerca de meio centímetro da borda). Reserve. Abra o restante da massa formando um retângulo, corte em tiras e reserve.
Recheio:
Corte as maçãs ao meio, retire as sementes e corte cada metade em cubos de aproximadamente 1,5 cm. Em uma frigideira grande coloque o açúcar e leve ao fogo baixo até caramelizar. Junte a manteiga, as maçãs e a vodka. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até derreter os torrões de açúcar e engrossar o caramelo. Retire do fogo, espere esfriar e coloque sobre a massa assada. Distribua as tiras de massa reservadas sobre o recheio formando um trançado, apertando as pontas contra a borda da massa. Polvilhe canela. Asse em forno preaquecido a 200°C até que esteja dourada, cerca de 50 minutos. Deixe amornar, desenforme e sirva a seguir.
Fonte da receita original: site "mdemulher"

Nenhum comentário:

Postar um comentário