19 de fevereiro de 2013

Deslumbrado, eu?!

Eram 8h20 e subi no ônibus da Escola que percorreu hotéis de FC para pegar outros estudantes. Chegamos a UCS/ICIF para o primeiro dia de aula.
Apresentadas a estrutura (sala de aula, auditório, enoteca, cozinha fria e quente, restaurante, laboratórios...), os funcionários, diretoria, professores, regras, programa curricular e alunos. O esquema é quase de quartel, regras super rígidas, mas isso é ótimo.
Meus colegas (somos apenas 15) são na sua grande maioria pessoas como eu, que largaram suas carreiras para iniciar uma aventura pela gastronomia, e na faixa de 30 a 50 anos. Apenas 4 ou 5 trabalham na área, o que me trouxe muita tranquilidade em saber que muitos de nós somos verdadeiramente "básicos".
O programa curricular é tudo o que eu esperava, a disponibilidade dos professores e funcionários foi impar, e a simpatia dos colegas não poderia ser melhor.
Hoje tivemos muitas dicas sobre a condução do curso e atividades paralelas, passando por livros, revistas, produtos que valem a pena conhecer.
Dois alunos por semana dão suporte ao restaurante durante o almoço, e eu já iniciei hoje. Finalizei pratos, servi, armazenei... Temos um chef italiano exclusivo no restaurante onde almoçamos e que também recebe clientes sob reserva. Já deu pra ver que vou comer muito bem todos os dias (a sobremesa hoje era uma gelatina de leite, com frutas e legumes e calda doce do cozimento desses legumes - deliciosa).
Amanhã visitaremos duas fábricas da Tramontina, quinta e sexta aulas de higienização e semana que vem iniciamos o básico de cortes, cocção...
Eu não poderia estar mais certo de minha escolha, e voltando uns 10 anos no tempo, sendo novamente estudante, o que é uma sensação deliciosa.
Deslumbrado, eu?! Tenho certeza que sim, deslumbrado e feliz.

6 comentários:

  1. Parabéns! Primeiro dia de aula!!
    Te desejo muito sucesso nessa jornada.
    E q venha logo as aulas práticas.. to doido pra ser cobaia... hahahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos cozinhar, quero avaliação criteriosa dos amigos!

      Excluir
  2. Caro Aislan: Faz tempo que não te vejo tão entusiasmado. Espero sinceramente que ao finalizar teu curso este blog se transforme numa longa metragem, ao estilo de Julia e Julie ( http://www.imdb.com/title/tt1135503/ )
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu eterno Mestre, tens razão no seu comentário. Gostei da ideia... Grande abraço.

      Excluir
  3. Delícia de texto. Delícia de experiência.
    Vou curtir cada momento contigo, tô vendo!!
    Esse sentimento de deslumbre, de novidade, de frio na barriga e sonhos sendo conquistados, é tão bom e esquecemos tão cedo dele, que chega a ser crime.
    Que bom que tu está recuperando o Aislan estudante, o aprendiz. Que venham muitas novidades! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Virão novidades, e com você vou trocar experiências, seu talento na gastronomia é nato.

      Excluir