E como falei de massas na postagem de 22 de abril, agora escrevo sobre molhos.
Um molho é um liquido saboroso, usado para realçar, temperar ou dar sabor a outros alimentos. Ele normalmente é composto por líquido (leite, tomate etc), espessantes (amidos por exemplo) e ingredientes de sabor (sal, pimenta, ervas, temperos em geral). Alguns molhos são bases, podem ser usados diretamente, ou servirem para dezenas de outras variações.
Abaixo a receita de dois molhos bases, que podem deixar sua massa ainda mais saborosa, e que alinhado a sua criatividade, poderá gerar deliciosas receitas...
Molho de Tomate - Porção para 5 pessoas
Ingredientes:
250g tomate italiano (bem maduro)
250g tomate pelado (comprado em latinhas - há excelentes marcas, com preços que variam de R$ 2 a R$ 5 por 400g - não confundir com molho pronto ou extrato)
75ml azeite extra virgem
10g manjericão
10g de alho
Preparo:
Leve a uma panela os tomates italianos cortados em cubos grandes, junto com metade do azeite, alho e manjericão. Cozinhe em fogo baixo até que se desmanche, evaporando quase toda "água" do tomate. Peneire para retirar as sementes e casca e reserve.
Em outra panela, refogue o restante do alho e do manjericão no azeite. Junte os tomates pelados e os tomates frescos que você peneirou, cozinhando em fogo baixo ate reduzir, ficando na consistência que você deseja. Acerte o sal.
Dica: Retire o miolo do alho, aquele "fio" que você encontra no meio, caso queira um sabor menos acentuado. Desfolhe o manjericão a mão para que ele não escureça, o que é comum de acontecer quando ele entra em contato com o metal da faca.
Molho Bechamel - Porção para 5 pessoas
Ingredientes:
500ml de leite
40g farinha de trigo
40g manteiga sem sal
50g cebola
1g louro
1g noz moscada
Preparo:
Aqueça o leite com o louro, a cebola e a noz moscada, passando-o por uma peneira tão logo ele comece a entrar em ebulição, e retirando assim os pedaços dos temperos.
Em outra panela derreta a manteiga e junte a farinha, mexendo sempre para não criar grumos e cozinhando por cerca de dois minutos, sem deixar escurecer. Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre, até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe até atingir a consistência desejada.
Dica: tanto ao colocar a farinha na manteiga, quando ao adicionar o leite aos poucos nessa mistura, mexa sempre para que não crie grumos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário