16 de maio de 2013

Produtos "Km 0" - você sabe o que é?

Em alguns países, e ainda em muito menor escala, estabelecimentos no Brasil, tem valorizado uma culinária de raiz, feita essencialmente com ingredientes regionais, com cardápios que variam de acordo com as estações climáticas, valorizando o que chamamos de produtos "Km Zero".
Esses produtos são cultivados e consumidos no mesmo local, não viajam (por isso Km Zero) e assim podem ser colhidos no momento certo, não sofrem com transportes e longos armazenamentos, podem inclusive terem preços mais atrativos e por vezes, sendo produzidos em menor escala, podem ser orgânicos.
Ganha o Chef de Cozinha que contam com ingredientes frescos e por vezes quase exclusivos, ganha o produtor que pode vender direto, sem atravessadores e com destinação garantida de sua produção, ganha o consumidor em sabores, qualidade e por vezes variedades de produtos realmente frescos, já que os cardápios terão variação de acordo com as estações do ano, e portanto, período em que aquele ingrediente é encontrado in natura.
E isso se aplica não só a legumes, frutas e verduras, mas a carnes, embutidos, laticínios...
Para que esse conceito, já muito difundido na Europa, faça sucesso também aqui, é preciso um movimento dos restaurantes incentivando os produtores, e dos consumidores incentivando os restaurantes. Portanto, um circulo virtuoso.
Se você tem um negócio de alimentação, se você produz, ou se você apenas consome, pense nisso, compre e divulgue essa ideia.
Valorize o que é de sua região e desfrute das outras em suas viagens e passeios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário